Estudos em Observatórios: conceitos, modelo e aplicações

Autores/as

Diego José Macêdo (ed)
ibict
https://orcid.org/0000-0002-5696-0639
Caio Saraiva Coneglian (ed)
ibict/Unimar
https://orcid.org/0000-0002-6126-9113

Palabras clave:

Observatórios, Tecnologias, Visualização de dados

Sinopsis

Para explorar essa temática, a obra está organizada em três partes. A primeira aborda a origem e a evolução dos observatórios, especialmente no contexto social, destacando as transformações decorrentes da sociedade da informação e das tecnologias da informação. Essa seção reflete os estudos e os conhecimentos acumulados sobre a temática, orientando o leitor sobre como os observatórios têm sido analisados e desenvolvidos ao longo do tempo.

A segunda parte está focada em apresentar os resultados do projeto de pesquisa do Ibict, cujo objetivo foi desenvolver um modelo de Observatório Digital, contemplando características técnicas e conceituais capazes de apoiar uma comunidade na criação ou aprimoramento de um observatório. Nessa seção, destaca-se que a análise de diversos observatórios existentes auxiliou na definição das características e tecnologias necessárias à construção de um Observatório Digital que atenda às suas premissas.

Por fim, a terceira parte do livro demonstra exemplos e casos de Observatórios Digitais no Brasil que estão contribuindo para a disponibilização e divulgação de dados para suas respectivas comunidades. Os pesquisadores à frente desses projetos mostram o impacto desses ambientes e como eles foram desenvolvidos ao longo dos anos.

No decorrer de treze capítulos distribuídos em três partes, este livro busca apoiar pesquisadores que estão discutindo ou pretendem adentrar na temática dos Observatórios Digitais, além de contribuir para que as comunidades interessadas no desenvolvimento de um observatório encontrem um guia e diretrizes para esse propósito.

Capítulos

Biografía del autor/a

Fernanda Maciel Rufino, Ibict

Mestranda em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2010 - 2014). Pós graduada em Letramento informacional: Educação para a Informação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente Assistente pesquisadora atuando em projetos no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia na Coordenação de Tecnologia para Informação (COTEC).

Diego José Macêdo, ibict

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict.

Caio Saraiva Coneglian, ibict/Unimar

Doutor em Ciência da Informação. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp).Docente do curso de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade de Marília (Unimar).

Lisandra Guerrero Pérez, Ibict

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) (2021). Possui mestrado em Ciência da Informação pela ECI/UFMG (2016) e graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de La Habana, Cuba (2007). Pesquisadora do Programa de Capacitação Institucional do CNPq - Nível Doutorado, no Instituto Brasileiro de Informação
em Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem experiência nas áreas de Gestão da Informação, Métodos e Técnicas de pesquisa em Ciência Sociais Aplicadas e Produção, Organização e Utilização da Informação. Pesquisa os Recursos de Informação Digitais, especificamente os observatórios sociais e os repositórios institucionais sob a perspectiva da Ciência da Informação. Estuda o valor agregado nos serviços de informação e nos sistemas de informação. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) (2021). Possui mestrado em Ciência da Informação pela ECI/UFMG (2016) e graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de La Habana, Cuba (2007). Pesquisadora do Programa de Capacitação Institucional do CNPq - Nível Doutorado, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem experiência nas áreas de Gestão da Informação, Métodos e Técnicas de pesquisa em Ciência Sociais Aplicadas e Produção, Organização e Utilização da Informação. Pesquisa os Recursos de Informação Digitais, especificamente os observatórios sociais e os repositórios institucionais sob a perspectiva da Ciência da Informação. Estuda o valor agregado nos serviços de informação e nos sistemas de informação. 

Janinne Barcelos, Ibict

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Comunicação, Cultura e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Ewander Nunes Serra, Ibict

Graduado em Computação pela Universidade Estadual de Goiás, especializado em Governança e Gestão da Tecnologia da Informação pela UniVitória. Atualmente é pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Claudia Maldonado, Brasília Convention & Visitors Bureau/UneDestinos

Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Atualmente, é presidente do Brasília Convention & Visitors Bureau e vice-presidente institucional da UneDestinos. Também atua como Chapter Leader do BRICS Women – Tourism e lidera o eixo de Turismo, Esporte, Cultura e Economia Criativa no Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico do Distrito Federal. Com assento nos Conselhos Nacional e Distrital de Turismo, é embaixadora do Clube de Mulheres de Negócios de Portugal.

Marcel Garcia de Souza, Ibict

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação em
Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Atualmente é coordenador de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Milton Shintaku, Ibict

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Coordenador de Tecnologia para Informação (Cotec) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná (PPGGI/UFPR).

Gustavo Cardoso Paiva, Ibict

Graduado em Museologia pela Universidade de Brasília. Durante sua graduação, dedicou-se a projetos de
pesquisa voltados para a gestão arquivística. Pesquisador na Coordenação de Tecnologias para Informação (Cotec/ IBICT) no projeto de inovação “Memória em Rede” em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

Mirele Costa, Ibict

Doutoranda e Mestre em Informática pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharela em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Desenvolvedora e pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Mônica Erichsen Nassif, UFMG

Professora Titular e pesquisadora da Escola de Ciência da Informação - ECI da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, desde 1994. Doutora e Mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia. Atua como docente, pesquisadora e orientadora de teses e dissertações nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, gestão estratégica da informação e inteligência competitiva. Desenvolve pesquisas junto a gestores de organizações privadas - especialmente de pequeno porte - e organizações públicas sob o ponto de vista da cognição situada e incorporada. É coordenadora do Grupo de Pesquisa “Estudos Cognitivos em Ciência da Informação - GECCI, cadastrado no CNPq desde 2003. Foi Vice-Diretora da ECI entre 2019 e 2021e Chefe do Departamento de Teoria e Gestão da Informação - DTGI da ECI entre 2016 e 2019. Coordenou o Colegiado do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFMG entre 2004 e 2008 e o Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial - NITEG, no período de 2018 a 2019.

Larissa Moreno Silva, Ibict

Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB). Bolsista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Felipe da Rocha Ferreira, Ibict

Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB). Bolsista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Marcela Virginia Cavalcanti de Albuquerque

Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2013-2019), especializada em Gestão de Acervos e Unidades de Informação (2019-2021) e mestranda em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ.

Cecília Leite Oliveira, Ibict

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2003). Realizou Instância Formativa no Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha no Programa (Puntos de Información Cultural - P.I.C.). Em 2002, na pesquisa de Doutorado desenvolveu uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social
(Escola Digital Integrada - EDI) foi o primeiro trabalho acadêmico da Universidade de Brasília que se transformou na Lei 3275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatória a sua utilização no ensino público. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada. Pesquisadora da EMBRAPA em Informação Tecnológica de carreira cedida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para atuar como Coordenadora Geral de Pesquisa e Desenvolvimento Novos
Produtos (CGPD) e posteriormente como Diretora do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (Ibict). Tem experiência na área de Ciência da Informação, do uso das novas tecnologias (TIC) para solução informacional nos diversos campos de atuação da Ciência da Informação, principalmente nos seguintes temas: ciência da informação, inclusão digital, gestão da informação, inclusão social, gestão do conhecimento e inovação.

Waldemar Cordeiro de Moraes, Ibict

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade de Brasília - UnB. Possui Mestrado em Estudos de Mídia - New School University (EUA, 2011), Especialização em Cinema - New School University (EUA, 2007) e Graduação em Ciências - New School University (EUA - 2006). Doutorado interrompido em Antropologia - Temple University (EUA - 2018) - matérias terminadas, tese ainda não defendida. Atuou também como pesquisador para o US Census em Nova Iorque e São Francisco e para o Department of Social Medicine da Harvard University Medical School. Artista multi-disciplinar, atua na fronteira entre arte, antropologia, semiótica, narratividade e psicanálise. Áreas de interesse: epistemologia, educação, alteridade, gênero, justiça social, inclusão e inovação. Atualmente atua como pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTI), onde lidera o Núcleo Estratégico de Relações Internacionais (NERI).

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Ibict/Unesp

Doutora em Educação, na área de concentração em Educação Brasileira, pela Unesp, e Mestre em Ciências, com ênfase em Ciência da Computação e Matemática Computacional, pela USP. Possui especialização em Ciência da Computação pela USP e licenciatura em Matemática pela Unesp. Atualmente, é docente da Unesp e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da mesma instituição, além de Coordenadora da Coordenadoria de Tecnologias Aplicadas (COTEA) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Descargas

Publicado

May 11, 2025

Categorías

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.