Autores/as

Milton Shintaku (ed)
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
https://orcid.org/0000-0002-6476-4953
Diego José Macêdo (ed)
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
https://orcid.org/0000-0002-5696-0639
Luciano Heitor Gallegos Marin (ed)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
https://orcid.org/0000-0002-4331-6588

Palabras clave:

Sinopsis

Capítulos

Biografía del autor/a

Milton Shintaku, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Milton Shintaku é Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Coordenador de Tecnologia para Informação (Cotec) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Diego José Macêdo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Bacharel em Sistema de Informação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict.

Luciano Heitor Gallegos Marin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Luciano Heitor Gallegos Marin é professor da Universidade Federal do Paraná - UFPR, alocado no Departamento de Ciência e Gestão da Informação. Possui bacharelado em Análise de Sistemas, mestrado em Engenharia da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, doutorado em Engenharia Elétrica pela Université de Rennes I com período sanduíche pela Northeastern University, e pós-doutorado em Ciências Sociais Computacionais pela University of Southern California. Atua como coordenador do bacharelado em Gestão da Informação, e do eixo de Informação e Tecnologia da Pós-graduação em Gestão da Informação da UFPR. Como pesquisador, vem atuando em trabalhos, projetos e publicações envolvendo Ciências Sociais Computacionais, Ciência de Dados Comportamentais, Sistemas Colaborativos, Agentes Conversacionais, e Ontologias e Web Semântica.

Alex Fabianne De Paulo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Alex Fabianne de Paulo é doutor em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), mestre e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Professor adjunto do curso de Gestão da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi pesquisador visitante na Aston Business School (Reino Unido). É pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) e do Núcleo de Gestão em Pesquisa em Tecnologia da Informação (NGPTI/ UFG). Seus interesses de pesquisa incluem temáticas relacionadas à administração da informação, gestão da inovação, tendências tecnológicas, inteligência de negócios, tomada de decisão e competitividade.

Alex Sebastião Constâncio, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Analista de tecnologia da informação na UFPR, atua na área de engenharia de software e gestão e administração de banco de dados Oracle. Tem experiência na área de desenvolvimento de software em várias linguagens de programação (C, C++, Delphi, Java, C#, Python e Javascprit) e sistemas de banco de dados (Oracle, Sybase, Microsoft SQL Server e Postgres SQL), tendo atuado nas áreas de software básico, desenvolvimento de frameworks, aplicações web, computação gráfica, compiladores e outras. Graduado em Bacharelado em Informática pela UFPR e mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, também pela UFPR. Atualmente é aluno de doutorado no PPG em Gestão da Informação na UFPR e pesquisa a detecção automática de mentiras por meio de métodos de inteligência artificial.

Amanda Damasceno de Souza, Universidade FUMEC

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Biblioteconomia também pela UFMG. Atuou como Bibliotecária Clínica no Hospital Felício Rocho e na Oncologia do Hospital Belo Horizonte e da Santa Casa de Belo Horizonte. Atualmente é Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade FUMEC e é membro dos Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI), do grupo Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (ReCOL), do NCOR-BR, do Comitê ABNT CE 021:002.032 e da Comissão de Pesquisa e Iniciação Científica (CoPIC) da Universidade FUMEC. Atua como docente no Bacharelado em Estética, Bacharelado em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação Comunicação e Gestão do Conhecimento (PPGTICGC) da Universidade FUMEC e editora das Revistas Estética em Movimento e Código-31.

Caio Saraiva Coneglian, Universidade de Marília (UNIMAR); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor e mestre em Ciência da Informação. Bacharel em Ciência da Computação. Docente da Universidade de Marília - UNIMAR. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. Docente colaborador do PPGCI - UNESP.

Denise Fukumi Tsunoda, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora titular na UFPR, Departamento de Ciência e Gestão da Informação com atuação no curso de graduação em Gestão da Informação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e Mestrado Profissional em Economia. Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR com estágio pós-doutoral em Ciência da Informação pela UFSC. Atua principalmente nos seguintes temas: inteligência artificial, machine learning, deep learning, mineração de dados, mineração de processos, mineração de textos, computação evolucionária, algoritmos genéticos e análise de dados.

Eduardo Ribeiro Felipe, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Professor Adjunto do curso de Engenharia de Computação na Universidade Federal de Itajubá. Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pela UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG e Pós-graduado em Engenharia de Software pela PUC-Minas. Possui graduação como Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário Newton Paiva. Membro do grupo de pesquisa Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem (ReCOL). Membro do Grupo de pesquisa; Laboratório de Robótica, Sistemas Inteligentes e Complexos - RobSIC. Membro do Conselho Universitário CONSUNI, Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE (Computação). Atua nas áreas de Linguagens de Programação, Desenvolvimento Web e Mobile, Recuperação da Informação e Ontologias.

Fábio Castro Gouveia, Fundação Oswaldo Cruz

Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz no Brasil cedido para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT. Gouveia é Biólogo, mestre em Microbiologia e Imunologia e doutor em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão de Biociências). Ele fez um pós-doutorado curto como Visiting Fellow da Katolieke Universiteit Leuven (Bélgica). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/Eco-UFRJ e do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Fiocruz. Gouveia desenvolve pesquisas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Estudos Métricos da Informação (Cientometria, Webometria, Altmetria e Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação), Métodos Digitais, STS, Data Science e Tecnologia Blockchain, e na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em estudos sobre internet e mídias sociais.

Fernanda Farinelli, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Adjunta na Faculdade de Ciência da Informação da UnB. Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da UFMG pesquisando o tema ontologias formais realistas como solução de integração semântica de dados. Ontologista responsável pelo projeto da OntONeo (Ontologia do domínio obstétrico e neonatal). Pesquisadora visitante no Departamento de Filosofia e no Departamento de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Nova York em Buffalo entre 05/2015 e 04/2017. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Gestão estratégica da informação (Fundação Pedro Leopoldo/MG). Especialista em Banco de Dados (UNI-BH). Bacharel em Ciência da Computação (PUC-MG). Possui mais de 15 anos de experiência em Gestão de Dados atuando com administração de banco de dados, arquitetura e administração de dados e implantação de governança de dados em grandes empresas como Unisys Brasil, Cedro Têxtil, Prodemge. Atua há cerca de 15 anos como docente em cursos de graduação e pós-graduação em renomadas instituições de ensino no estado de Minas Gerais como PUC-MG, IEC, Fundação Pedro Leopoldo, Universidade de Itaúna, Faculdade Cotemig, Unipac e IGTI. Possui as certificações CDMP, CBIP, CDP e OCP.

Guilherme Noronha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Ciência da Computação pela PUC Minas com mestrado e doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento pela UFMG. É entusiasta na área de dados com mais de dez anos de experiência e acumula trabalhos em diferentes áreas como proteção à privacidade, processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina, modelagem, análise e engenharia de dados. Atualmente atuo como engenheiro de dados.

Henrique Leal Tavares, Universidade de Marília (UNIMAR)

Henrique Leal Tavares é Mestre em Ciência da Computação. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Docente da Universidade de Marília - UNIMAR.

Ingrid Torres Schiessl, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Mestre em Ciência da Informação e bacharela em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Bibliotecária e pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Lucas Rodrigues Costa, Universidade de Brasília (UnB); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (UnB), professor substituto da UnB, desenvolvedor e assistente de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Rebeca dos Santos de Moura, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Mestre em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação e Bacharel em Engenharia da Computação pela Universidade de Brasília (UnB). Desenvolvedora e assistente de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Tiago Rodrigo Marçal Murakami, Universidade de São Paulo (USP)

Tiago Rodrigo Marçal Murakami é Bibliotecário na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo.

Publicado

November 8, 2023

Categorías

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.