Vivências da área de documentação do Iphan

Autores/as

Raphael Bahia do Carmo (ed)
Fernando de Jesus Pereira (ed)
Odilé Viana de Souza (ed)

Palabras clave:

Patrimônio Cultural, Centros de documentação, Bibliotecas digitais, Preservação digital

Sinopsis

Este livro, fruto da colaboração entre o Ibict e o Iphan, oferece um mergulho profundo no trabalho essencial desenvolvido pelo Centro de Documentação do Patrimônio, um espaço dinâmico de proteção e difusão do patrimônio documental, onde memória, identidade e justiça social se entrelaçam de forma poderosa.

Neste livro, podemos ter acesso a uma parcela do trabalho desenvolvido pelo Centro de Documentação do Patrimônio, ao mesmo tempo em que é possível dimensionar o seu papel de destaque na área de documentação no Iphan, sendo o órgão que
direciona os trabalhos do Sistema de Arquivos e da Rede de Bibliotecas do Instituto, além de gerir o Arquivo Central do Iphan – Seções Brasília e Rio de Janeiro e as bibliotecas Aloísio Magalhães e Noronha Santos, que constituem um patrimônio documental de valor inestimável para a sociedade brasileira e, ser a Unidade Especial com a atribuição técnica sobre as questões relacionadas aos arquivos patrimoniais.

Capítulos

Biografía del autor/a

Raphael Bahia do Carmo, Iphan

Doutorando em Ciência da Informação (Unesp). Mestre em gestão de documentos. Diretor do Centro de documentação do patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Carlos Thiago Teixeira

Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília- UnB e Pós-graduado em Gestão de Documentos

Rayssa Gomes Macedo Silva, Iphan

Bacharel em Arquivologia pela UnB. Pósgraduada em Gestão de documentos. Servidora do Iphan lotada no Arquivo Central de Brasília.

Andressa Furtado da Silva de Aguiar, Iphan

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio e mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict. Chefe do Arquivo Central do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Seção Rio de Janeiro.

Odilé Viana de Souza, Iphan

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Bibliotecária do Iphan. Chefe da Divisão de Gestão Documental do Centro de Documentação do Patrimônio do Iphan.

Milton Shintaku, ibict

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UnB. Coordenador de Tecnologias para a Informação (Cotec) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Unesp

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992), Livre Docente (2003) em Análise Documentária e Linguagens Documentárias Alfabéticas, Professora Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP

Lucas Ângelo da Silveira, Ibict

Doutor em Informática pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto na Faculdade Senac e tecnólogo na Coordenação de Tecnologias para a Informação (Cotec/Ibict).

Mirele Carolina Souza Ferreira Costa, Ibict

Doutoranda e mestre em Informática pela UnB. Bacharel em Ciência da Computação pela UFMT. Pesquisadora na Coordenação de Tecnologias para a Informação (Cotec/Ibict).

Fernando de Jesus Pereira

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Biblioteconomia pela UnB.

Elton Mártires Pinto, Ibict

Doutor em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia pela UnB. Mestre em Transformação digital pelo Conservatoire national des arts et métiers (Cnam/França). Pesquisador da Coordenação de Tecnologias para a Informação (Cotec/Ibict).

Danielle do Carmo, Ibict

Doutoranda em Ciência da Informação (UnB). Mestre em Memória social e Patrimônio Cultural pela Universidade de Pelotas. Licenciada em História. Pesquisadora no Ibict.

Gustavo Cardoso Paiva, Ibict

Bacharel em Museologia pela UnB. Assistente de pesquisa na Coordenação de Tecnologias para Informação (Cotec/Ibict).

Descargas

Publicado

October 6, 2025

Categorías

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Detalles sobre el formato de publicación disponible: PDF

PDF

ISBN-13 de la coeditorial (24)

978-85-7013-248-2