Ciência da informação: crítica epistemológica e historiográfica

Autores/as

Gustavo Saldanha

Palabras clave:

Ciência da Informação, Epistemologia, Historiografia, Teoria crítica

Sinopsis

É por isso que saúdo com grande prazer e apreço o livro de Gustavo Saldanha, que assume esta iniciativa e a conecta com a realidade atual e futura daquilo a que se designou a sociedade da informação nos seus primórdios. Espero que este livro leve a uma visão de Ciência da Informação apropriada a este século, que busca mais do que nunca um lugar onde possa ser reconhecida criticamente e se distancie de suas obsessões, buscando novos caminhos para o futuro em uma releitura do passado.

Biografía del autor/a

Gustavo Saldanha

Gustavo Saldanha é Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bolsista de produtividade 2 do CNPq (2016-2018; 2019-2021), bolsista Jovem Cientista do Estado da FAPERJ (2019-2021). Atua como docente nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT e em Biblioteconomia da UNIRIO. É líder, desde 2011, do grupo de pesquisa “Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes” (IBICT-UNIRIO). É membro, desde 2019, do Círculo Iberoamericano de Ciencia de la Información Documental (CIIBERCID); desde 2017, da equipe de pesquisadores Médiations en information – communication spécialisée do Laboratoire d’Études et de Recherches Appliquées en Sciences Sociales (Lerass) da Université Toulouse III Paul Sabatier, França; desde 2008, da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediação e Usos Sociais dos Saberes
e da Informação (Rede Mussi) e, desde 2014, do International Center for Information Ethics (ICIE). É co-fundador do Fórum Internacional A Arte da Bibliografia (2014) e do Fórum de Estudos Críticos da Informação (iKritika) (2013). Foi vice coordenador na gestão 2015-2016 do Grupo de Trabalho 1 (Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Atuou como bibliotecário da Fundação Biblioteca Nacional (2006-2010) (FBN) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010-2012) (IBGE). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em Filosofia Medieval pela Faculdade São Bento-RJ (2010), mestrado em Ciência da Informação pela UFMG (2008), doutorado em Ciência da Informação pelo convênio IBICT-UFRJ (2012). Realizou, sob o fomento da Capes, no período 2017-2018, o estágio pós-doutoral na Université Toulouse III, Toulouse, França.

Descargas

Publicado

January 1, 2020

Colección

Categorías

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento-CompartirIgual 3.0 Unported.

Detalles sobre esta monografía

Dimensiones físicas